Informa-te acerca da incidência de mosquitos no país que vais visitar
Marca uma consulta do viajante para esclareceres com um médico todas as vacinas e tratamentos necessários antes da tua viagem.
Escolhe um hotel com ar condicionado e/ou redes nas janelas
Os mosquitos não gostam de áreas frias e um ar condicionado faz circular o ar frio pelo quarto. Para além disso, qualquer brisa vai fazer com que seja muito difícil para o mosquito voar. O movimento do ar inibe o mosquito de voar de forma certeira em direcção ao alvo e, para além disso, dilui a concentração de Dióxido de Carbono que exalas, fazendo com que seja mais difícil para o mosquito te detectar.
Dorme com uma rede de mosquitos na cama e aplica-lhe o spray repelente da Wild at Ease
As redes mosquiteiras são uma das formas mais importantes de protecção contra a Malária e outras doenças transmitidas por mosquitos. Estima-se que oferecem mais 70% de protecção, quando comparado com camas sem rede, e as redes mosquiteiras, que são tratadas com repelente, são duas vezes mais eficazes do que as que não têm nenhum tratamento aplicado.
Usa sempre roupa de tons claros e de manga comprida
Os mosquitos usam a visão para procurar fontes de alimentação durante o dia. E uma vez que eles voam muito próximo do chão, eles tendem a encontrar os alvos através de coisas que façam contraste com o horizonte. As roupas escuras destacam-se e as claras são menos atractivas para eles. Roupas largas, de manga comprida e com tons pastel são as mais indicadas para prevenir picadas de mosquitos, principalmente se tiveres aplicado o repelente da Wild at Ease.
Usa um repelente de insectos nas zonas expostas da pele e reaplica durante o dia
Isto é ainda uma das soluções mais eficazes para proteger pele. Aplica o repelente antes de saíres do hotel, especialmente nos tornozelos, cotovelos, pulsos, testa e todos os sítios onde a pele é mais fina, porque é onde eles gostam de se alimentar. Tem atenção a irritações na pele e evita aplicar repelente na zona dos olhos e boca e, se for uma criança, evita colocar repelente nas mãos dela porque as crianças têm tendência de levar as mãos à boca. Dependendo da eficácia da loção ou spray, aplica frequentemente para evitares as picadas, mas sempre seguindo cuidadosamente as instruções de uso escritas no rótulo de cada repelente.
Evita sair quando os mosquitos estão mais activos (amanhecer e anoitecer)
Tipicamente, o vento dissipa assim que o Sol nasce ou se põe e isso faz com que os mosquitos saiam para se alimentar. Se puderes, planeia as tuas actividades ao ar-livre para outras alturas do dia.
Evita ficares muito quente e aumentar o teu ritmo cardíaco
O Dióxido de Carbono (CO2) é a primeira coisa que os mosquitos procuram para se alimentar e tudo o que faça aumentar o teu ritmo cardíaco, fará aumentar a tua produção de CO2. Os mosquitos conseguem detectá-lo a relativamente longas distâncias, por isso evita roupa escura que absorve mais calor e não faças exercício físico na rua, porque irradiarás mais calor e a tua respiração fica mais pesada. Evita também as bebidas alcoólicas e comida picante – também farão acelerar o teu ritmo cardíaco. Ter excesso de peso ou estar grávida também aumenta o volume de CO2 exalado.
As mulheres grávidas são duas vezes mais atractivas para os mosquitos que as que não estão grávidas
Os investigadores dizem que esta atracção poderá estar ligada a dois factores fisiológicos: em primeiro lugar, descobriram que as mulheres, num estadio avançado da gravidez, exalam mais 21% de volume de Dióxido de Carbono do que as mulheres que não estão grávidas; segundo, as mulheres grávidas têm uma temperatura corporal média mais elevada, que é um chamariz para pousar e picar. Uma vez que o spray repelente de mosquitos da Wild at Ease é seguro para grávidas, aconselhamos a aplicar na roupa toda, para que tenham uma maior protecção contra as picadas de mosquitos.
Pulseiras ou outros acessórios à base de DEET não funcionam
O DEET funciona ao bloquear os receptores de CO2 dos mosquitos. Isso só acontece quando o mosquito pousa na pele e entra em contacto com o DEET. Eles irão pousar na mesma, mas não vão morder. Uma vez que o DEET não é um repelente à base de cheiro, qualquer forma que não seja espalhar o produto na pele não vai funcionar. Portanto, esquece as pulseiras à base de DEET.
Livra-te de todas as águas paradas no jardim e janelas
Os mosquitos fêmea põe os ovos em água estagnada e por isso é que veres-te livre dessa água perto de tua casa é um dos princípios básicos para manteres os mosquitos afastados. Especialmente se vives numa zona infestada de mosquitos, deves mesmo ser minucioso, uma vez que os ovos dos mosquitos podem ser desenvolvidos numa pequeníssima área com água. E não te esqueças que um mosquito fêmea pode colocar até 300 ovos de uma só vez!
Tem plantas que repelem mosquitos à volta da tua casa
Há inúmeras plantas com odores fortes, que nós achamos agradáveis, mas que podem mascarar o teu próprio cheiro e manter os mosquitos à distância:
- Citronela
- Cidreira
- Napa-gato
- Manjericão
- Lavanda
- Hortelã
Usa ventoinhas eléctricas e direcciona-as para a parte de baixo do teu corpo
Os mosquitos tendem a voar muito próximo do chão para evitar o vento, por isso ao dirigires a força da ventoinha para baixo vais bloquear a sua aproximação.